10 principais linguagens de programação que existem

Tais palavras e frases têm um significado (ou semântica) e o contexto nos permite entendê-lo melhor. Por isso fica claro para nós que "dois canetas" se refere à quantidade de canetas que temos. Empresas focadas em segurança e performance, como a Mozilla, que usou a linguagem para desenvolver componentes do navegador Firefox, e a Dropbox, a utiliza para otimizar partes de sua infraestrutura de rede, são exemplos. Além disso, a Microsoft tem explorado Rust para componentes seguros de sistemas. Ou seja, empresas que trabalham em áreas sensíveis com sistemas operacionais de finanças ou até mesmo projetos de grande escala encontram na Rust uma opção.

Porém, para nós, humanos, essa linguagem é muito complexa, principalmente se pensarmos em larga escala. Por isso, existem diferentes níveis de linguagem que aproximam nossa comunicação com o modo de interpretar de um computador. Você pode escolher uma linguagem específica para aprofundar seus estudos, baseando-se nas suas preferências e nos seus objetivos de carreira. Para isso, existem várias plataformas e recursos educacionais disponíveis que oferecem cursos para ajudar você nessa jornada.

Linguagens de programação: uma breve introdução contextualizada

E assim como no exemplo dois, elas possuem regras estruturais, mas as máquinas não são tão capazes de se adaptar para entender que "dois canetas" quer dizer a mesma coisa que "duas canetas", como as pessoas. Neste artigo, vamos explorar os conceitos fundamentais da lógica de programação, incluindo a comunicação com computadores, linguagens de programação e sequência lógica. Quando programamos em uma linguagem de programação de alto nível primeiramente criamos um arquivo de texto comum contendo a lógica do programa, ou seja, é onde falamos ao computador como deve ser feito o que queremos. Este arquivo de texto é chamado de código-fonte, cada palavra de ordem dentro do código-fonte é chamada de instrução.

  • A linguagem de programação C++ combina características de linguagens de baixo e alto níveis, fazendo com que ela seja ideal para programação de sistemas, ainda permitindo abstrações para projetos menores.
  • Confira quais são as linguagens de programação mais usadas no mercado de TI e que são tendência em 2023, segundo levantamento do GitHub no último trimestre de 2022.
  • É uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple para o desenvolvimento de aplicativos para iOS e macOS.
  • Com ela, é possível fazer com que todas as funções desenvolvidas criem vida diante dos usuários — ou seja, trata de todas as interações visuais com a plataforma ou sistema.

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No ambiente acadêmico atua como professor curso de desenvolvimento web de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos.

Quais são as 10 principais linguagens de programação?

Os professores certamente serão os primeiros mentores que você terá durante essa caminhada, direcionando para os melhores teóricos da área e mostrando como o trabalho funciona na prática. Você ainda pode aproveitar o ambiente da faculdade e todos os recursos disponíveis para estudar bastante — como é o caso dos laboratórios e das bibliotecas. Quando se fala em programação, você pode seguir alguns caminhos de especialidade, como os que você vai conhecer a seguir. Para dar início à carreira com o pé direito, é preciso ter um planejamento e, é claro, foco.

linguagens de programação

Já quem trabalha com linguagens voltadas à utilização do usuário, como CSS e HTML, são os programadores front-end. Entretanto, essa linguagem ainda é muito limitada para o que normalmente queremos fazer. Por isso, a maior parte dos programadores hoje utilizam linguagens mais avançadas para construir seus programas. https://pt.moyens.net/web/desenvolvimento-web-tendencias-que-vao-moldar-o-setor/ Ela é uma linguagem que serve para comandar o microprocessador e, ao mesmo tempo, ser acessível para humanos. O código escrito em Assembly é convertido em código de máquina pelo Assembler ou, em português, “montador”. O primeiro nível de programação acima do código de máquina é a linguagem Assembly.

Conheça a nova pós-graduação em Linguagens e Paradigmas de Programação da Gran Faculdade!

É possível escolher entre várias linhas de trabalho, seja como cientista de dados, engenheiro de softwares e pesquisador de inteligência artificial (IA). Inicialmente importamos uma biblioteca, que contém códigos já implementados para o uso adequado da linguagem. A biblioteca iostream permite a execução de operações de interação com o usuário, recebendo dados que serão digitados, e exibindo os resultados de operações que vamos executar. Ao entender a importância da lógica de programação, podemos desenvolver programas e algoritmos de forma mais eficiente, garantindo que os passos sejam precisos e não ambíguos. Existem algumas linguagens de programação que não necessitam de compiladores, como o PHP, uma linguagem dedicada à produção de websites dinâmicos, como o InfoEscola.

Comments are closed.